Bem-Vindo ao Blog PJ

Este blog pertence a oficina de Comunicação e Redes Sociais onde você achará informações sobre o Poupança Jovem de Governador Valadares.

Volte Sempre. =^D

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Viração TOTAL – 5ª Oficina

Definitivamente é cada vez menor o espaço da comunicação criada para jovens! A busca pelo direito de manifestar os seus anseios fez com que a juventude tomasse para sim o direito de fazer sua própria comunicação! Jovens escrevem com e para jovens! No 5º encontro da Oficina de Comunicação e Redes Sociais o grupo teve a oportunidade de conhecer mais sobre a Revista Viração, um veículo que tem essa característica.

Eles tiveram acesso às publicações disponíveis na Biblioteca Cidade Futuro e fizeram análises de diferentes textos da revista. Depois disso, apresentaram para o grupo a proposta de cada matéria e fizeram uma análise pessoal sobre a leitura.

Conheça tudo que foi produzido pelos alunos!

E conheça mais sobre a Viração!




quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pergunta daqui, pergunta dali – 4ª Oficina

E foi assim, perguntando pra todos os lados, que descobrimos o quê os jovens e os profissionais envolvidos no Poupança Jovem de Valadares pensam sobre o Programa.

As entrevistas foram feitas dentro da Casa Jovem, com diferentes pessoas!

Entre os jovens, os pontos positivos mais recordados foram a possibilidade de poder participar de diversas oficinas e o espaço da Casa Jovem, que tem, entre outras coisas, uma lanhouse!





Pensando nossas mídias – 3ª Oficina

O quê queremos falar e como vamos falar? Foi isso que discutimos em nossa 3ª oficina.

Decidimos então criar nosso Blog e nosso informativo. Além disso, nos vinculamos às diferentes redes sociais já existentes do Poupança Jovem de Governador Valadares.

Resultado do trabalho: desenhamos o layout de nosso informativo e começamos a pensar nas matérias que seriam inseridas no blog e no material impresso.



Jornal nosso de cada dia – 2ª Oficina

Jornal nosso de cada dia – 2ª Oficina

O quê está escrito no jornal e dito na TV que representa a juventude? E essas informações nos representam?

Em nossa 2ª oficina pudemos folhear diferentes jornais e recortar matérias que, de alguma forma, representa a nossa realidade. Depois, foi a hora de apresentar o porquê escolhemos cada matéria!

No final, um desabafo: nem sempre o que está dito no jornal é o que realmente acontece no nosso dia-a-dia.



Juventude e Comunicação – 1ª Oficina

Durante nosso primeiro encontro, discutimos sobre a importância da Comunicação no nosso dia-a-dia e do direito de todos nós em podermos fazer comunicação.

A turma analisou o  Art. 220, de nossa Constituição Federal de 1988, que diz "a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição."

No final, assistimos um vídeo do Canal Pé na Rua, sobre a Democratização da Comunicação, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=aFvlqcgjck0

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

entrevista com o china

  
    Entrevista realizada por Maryelle Soares ao coordenador local do programa Poupança Jovem de Governador Valadares: Ancelmo Martins de Paulo (China), no dia 16 de Setembro de 2011.
   Abordando o assunto de que o objetivo do programa Poupança Jovem em Gov. Valadares é trabalhar a evasão escolar, qualificar o aluno para o mercado de trabalho e incentivar o mesmo a cursar uma faculdade.
   Já esta atuando desde 2008 na nossa cidade e alcançou em media 8, 500 mil alunos.
    Por fim, foi dito:
“A oficina de Redes Sociais ensina a sair, a explorar os meios cabíveis a nós de comunicação de aprendizado.”

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Só se for agora !

                                         Pamella P. Gomes    -15 anos   - E.E. Abílio R. Pato
                                    
                             Coisa de Pele ! 


Revista Viração , nº: 70   - Data: Março/2011   - assunto: Coisa de Pele !


Inicialmente ligada a rituais religiosos e, por muito tempo, vista como símbolo de bandidagem,  tatuagem existe a alguns milhares de anos e ganha cada vez mais adeptos.

   Não é raro encontrar alguém por aí que tenha alguma tatuagem. O que pouca gente sabe é que a prática de fazer imagens ou escritas no corpo possui registro arquiológico datado de 4000 anos a.C, pois muita múmia já foi encontrada com diversos rabiscos pelo corpo.
   Apesar dessa antiguidade, as tattoos só foram cair no gosto da galera lá pelos anos 1970, quando jovens tatuavam no corpo os rostos de personalidades e astros do rock que curtiam. Nesse período, a tatuagem teve um aumento tão grande de popularidade,  que o número de estúdios nos Estados Unidos subiu de 300 para mais de quatro mil.

Cinema Interativo

Vai se catar

De acordo com a Revista: Viração de
Número: 74 , Julho de 2011 O Assunto:  Jovens
Mudança, Atitude e Ousadia Jovem

Alguns jovens da cidade de São Paulo resolveram se reunir para juntarem dinheiro para fazerem viagens que sozinhos não teriam condições de fazerem ,criando um  financiamento  colaborativo de projetos  criativos no Brasil , os participantes deste projeto foram Diego Reelerg , Luís Otávio também a jornalista Natália Garçia,as entrevistas foram feitas na cidade de São Paulo .
Muitas são as pessoas que querem emplacar projetos bacanas. Jovens de espírito aventureiro sonham em conhecer o mundo para fazer registros de suas viagens .Mas  idéias como essas ficam na maioria das vezes , apenas no campo dos sonhos , por um motivo importante a falta de dinheiro .
A nossa realidade não é diferente ,queremos viajar sair desse patamar alcançar novos horizontes, ir tentar novas metas,torcer de tudo para que possamos realizar nossos sonhos,existem alguns jovens que nunca saíram de sua cidade ou até mesmo do seu estado não por falta de vontade mais por não terem condições juntando um galera assim conseguiremos realizar o que desejamos.

Nome: Jonata Alves Morais
Idade: 16 Anos
Escola: Escola Estadual Dona Arabela de Almeida Costa

É melhor remediar?

De acordo da revista Viração, nº 71 do mês de abril do ano de 2011, do assunto
AUTOMEDICAÇÃO
A revista viração nos da uma grande orientação para não tomar remédios sem orientação medica, porque pode provocar doenças escondidas
A pediatra e homeopata Regina kotke afirma que “ o tratamento mais tradicional é o tratamento alopático, que é ensinado na maioria das escolas medicas. Portanto esse é o tratamento mais usado pela população para a maioria das doenças,  mesmo não sendo o mais indicado para um grande número de casos.”
Uma dieta balanceada, saudável, com todos os nutrientes que um corpo precisa. Um corpo saudável e uma postura de cuidado consigo e atenção para que o corpo diz é a postura de muitas pessoas que buscam viver de forma mais equilibrada. Como dizia o grego e pioneiro da medicina ocidental, Hipócrates: ”que o remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.
Juan César
14 anos
Escola Estadual Israel Pinheiro

Desperdício

De acordo com a revista viraçao n° 73 , do mês de junho de 2011 ,  sobre o assunto que ocorre no mundo inteiro que é o Desperdício.
Na reportagem sobre Desperdício na revista viração , cita que a grande maioria das pessoas desperdiçam alimentos na maioria das vezes , ao invés de serem solidarios com as outras pessoas , eles preferem colocar essas comidas no lixo . Na revista viração há muitos participantes , que contribuem para a melhoria desse problema que pcorre no dia-a-dia de cada um de nós, Exemplo: Jhonathan Pino , Alessandro Muniz , Daísa Alves , Josimara farias , Higor José , Isabel Marçal , Sergio Aparecido e Leandro Esteves.
Em todo Brasil , mais de 39 milhões de quilos de alimentos são jogados fora , quantidade suficiente para alimentar diariamente 19 milhões de pessoas , equivale a 70% da população que se encontram na pobreza sendo que essa parte algumas são crianças.
Umas da entidades com a ONG (Organizações da nações Unidas) atua na comunidades promovendo nutricionistas quando percebem as necessidades de pessoas copm dificuldades, Banco Ceagesp de Alimentos auxiliam a controlar o desperdício onde ocorre maior desperdício no Brasil.
A revista viração entrevista pessoas que passam por pessoas essas experiências , buscam onde aconteceu e algumas pessoas importantes de São Paulo por passarem por isso superam e aprendem .
O desperdício pode ser evitado com iniciativas simples que todos podem participar , que envolvem todo processo de consumo do alimento. O importante dessa repórtagem foi que conscientizar e chamar atenção sobre esse assunto que ocorre não só em hipermercados mais em restaurantes , em casa de pessoas que passam por isso e ao lerem as reportagens algumas pessoas se conscientizam com pessoas que dão depoimentos que passam por mesmo que elas estão passando e isso ocorre no mundo inteiro .
Thalita Thiatila P. Santos , 16 anos , estudante do Colégio Tiradentes da PMMG

Revista Viração: BANDA LARGA, LARGA

A capa da revista viração nº 72, Maio de 2011 retratou um dos assuntos mais importantes para ser discutido no Brasil: A questão da banda larga.
Enquanto no Brasil se fala em média de 1mbps para todos os brasileiros, em países mais desenvolvidos como os EUA, Japão e até mesmo México, a média é muito acima da utilizada no Brasil
Segue as médias de cada país:
Japão: 92,8 Mbps
Coréia do Sul: 80,8 Mbps
França: 51Mbps
Austrália: 15,5Mbps
EUA: 9,6 Mbps
México: 1,5Mbps
E no Brasil ainda se fala em 1Mbps, isto mostra que o Brasil tem muito o que evoluir em todos aspectos, ainda mais quando a questão se trata de ciência e tecnologia.



 

Autor: Paulo José, 15 anos
Twitter: http://twitter.com/paulofiremaster 

De acordo com a revista VIRAÇÃO,número 75,Agosto de 2011.

O assunto retratado era JOVENS ESCRITORES.Desde cedo eles são mestres em contar histórias e dominar o universo das palavras.”Ler para escrever” Jovens escritores contam que a leitura é fundamental para o sucesso na escrita.
O texto falava sobre um grupo amigos que se reuniam uma vez ao mês para escrever textos,fazem criticas e criam tarefas que podem ser cumpridas ao longo do tempo em que ficam sem se ver. Ao longo do texto mostram o quanto é importante ter o interesse pela leitura quando se quer saber escrever.Falam que não é necessario ter grandes patrocinadores para postar algo na internet ou bolgs,basta ter um pouco de conhecimento e muita criatividade.Dão dicas a respeito de livros;etc.
Ana Lúcia de Paulo,Rita Vaz e Fábio Filipini falam de suas descobertas no mundo literario,comentam sobre curiosidades e a paixão pela literatura,personagens literarios,etc.
Obs:Creio que sempre quando se quer escrever corretamente temos que praticar muito o costume de ler,nosso vocabulário deve sempre estar correto e nem sempre a pronuncia é como a escrita!A atenção quando se escreve deve ser sempre redobrada e acima de tudo após o termino de um texto que criamaos a leitura e a correção deve ser feita.

Ariane Emanuelle.15 anos.Escola Estadual Pedro Ribeiro Cavalcante Filho.












Banda larga, larga

De acordo com a reportagem “Banda Larga, larga”, da revista Viração, nº 72, mês de Maio, ano 2011,
     Banda larga, larga foi uma reportagem de Carolina Quirino, Gisele Martins e Rafael Lopes. Fala que a banda larga no Brasil não é tão larga quanto publicada, além de lenta é pouco extensa ao longo do país.
    Foram entrevistados Bruno Ferreira e Rafael Stemberg, que contaram como são os dias com o beneficio da banda larga e de seus parentes ou pessoas próximas que não tem esse beneficio.
      Conta com o interesse da presidência de ampliar para mais cidades esse beneficio, pois é um direito de todos.
    Pesquisaram por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Campo Grande e Brasília. Finalizado tudo no dia 25 de abril de 2011.

Maryelle Soares Castro, 15 anos,
Escola Estadual Prefeito Joaquim Predo Nascimento

Revista Viração

No dia 5 de setembro de 2011 nós, da oficina de Comunicação e Redes Sociais, analisamos o material da revista Viração. Acima vamos postar os nossos comentários.
A Viração é uma revista focada no público jovem. Nela são retradados vários assuntos  como tecnologia, sexualidade e etc. 
Para conhecer mais sobre a revista viração, acesse www.viracao.org



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Comunicação e Redes Sociais --- 1º oficina

Nossa primeira oficina de Comunicação e redes sociais aconteceu no dia 22 de agosto de 2011. Neste dia, nos conhecemos e falamos sobre:

  • A proposta da oficina
  • Nossa atualidade
  • Jovens na rede
  • Comunicação alternativa
  • Mídia livre
  • Internet
  • Estatísticas sobre o que os internautas mais utilizam na grande rede



Comunicação e Redes Sociais - Poupança Jovem

A oficina de Comunicação e Redes Sociais foi criada com o objetivo de informar os jovens do programa sobre a importância da comunicação e a melhor maneira de utilizar as redes sociais como ferrramentas de informação.

A oficina é uma das 10 oficinas de cultura do Poupança Jovem GV, somos atualmente 12 jovens interresados em aprender mais sobre o assunto que interessa a 47% dos internautas do Brasil.

Iniciamos as nossas atividades no dia 22/08/2011 e vamos concluí-las no dia 16/09/2011

Somos os pioneiros a tomar esta iniciativa em Governador Valadares. Estamos interessados em ampliar as nossas relações com outras cidades de Minas Gerais. Atualmente estamos criando mídia para divulgar nosso trabalho em grupo.

Fique atento ao blog ;)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Júnior | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Colgate Coupons